NOTÍCIAS

Grafomotricidade: Saiba a importância e conheça estratégias para o seu desenvolvimento.
26/07/2019

Grafomotricidade: Saiba a importância e conheça estratégias para o seu desenvolvimento.

Grafomotricidade é a junção das habilidades básicas para desenvolvimento motor e a atividade gráfica, são elas pré-escrita e escrita.

A idade pela qual a criança tem domínio manual do desenvolvimento é entre 4 e 6 anos e é nesta fase que são identificados os desenvolvimentos e habilidades da criança.

Para entender o desenvolvimento da criança é observado como a criança segura o lápis, como manipula, faz pressão ao escrever. Outros objetos também devem ser observados ao durante a manipulação como tesoura, borracha, entre outros exemplos, para entender o desenvolvimento da criança no seu movimento grafomotor.

 

Na alfabetização a evolução acontece naturalmente se a criança não tiver problemas grafomotor, os ajustes finos na evolução da pegada do lápis acontecem na fase pré-escrita para a escrita, são realizados variados tipos de exercícios grafomotor para poder desenvolver as habilidades da criança, como por exemplo o desenvolvimento das primeiras garatujas, à figuras humanas e escrita padrão do alfabeto. Caso não aconteça favoravelmente nesta fase o desenvolvimento, a criança tem como resultado negativo as letras ilegíveis e outros padrões de anormalidade em seu desenvolvimento.

 

A psicomotricidade contribui nesta área por desenvolver sempre com novas estratégias para resolver ou impedir que um mal desenvolvimento aconteça, desta forma mais alunos conseguem ter melhores resultados se apresentados as técnicas adequadas para esta criança.

 

Como devemos aprimorar o desenvolvimento da criança para ter um amplo desenvolvimento psicomotor?

A escola faz parte do desenvolvimento motor e é imprescindível que os Professores saibam trabalhar a grafomotricidade da maneira adequada, entender como a psicomotricidade pode contribuir para que o aluno tenha o desempenho escolar favorável é extremamente necessário.

 

Além das dificuldades normais do desenvolvimento motor existem também a personalidade do aluno que envolvem falta de atenção na escola, preguiça ou desmotivação, ou seja a escola é essencial para a busca do motivo pelo qual a criança não está desenvolvendo suas habilidades como deveria.

 

Exemplos de atividades para criança desenvolver a escrita:

 

Atividades com balão

Fazer o aluno manter o balão no ar, somente batendo nele com a mão direita e, depois, somente com a mão esquerda, você Professor deve direcionar as crianças e ao seu comando elas direcionam a mãozinha citada.

Que letra é essa?

Brincando de maneira divertida o Professor simula o desenho de uma letra nas costas do aluno que deve dizer qual é a letra que o Professor está escrevendo?

Caminhar sobre Letras

Está é uma das atividades que as crianças mais interagem. No chão o Professor deve traçar letras ou palavras. A criança deve dar início a caminhada seguindo a ordem do traçado.

Você Professor, sabendo de sua grande responsabilidade em formar crianças com habilidades da pré escrita e escrita, sabe como pode fazer a diferença a atualização de seu currículo com um curso on-line que te oportunizará muitas técnicas de aprimoramento para o ensino aprendizagem dos seus pequenos. Conheça nosso curso on-line de Psicomotricidade e amplie o sucesso da aprendizagem dos seus alunos!

DESTAQUES