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DICAS DE AVALIACAO MOTORA FÍSICA NA EDUCACAO INFANTIL
13/07/2019

DICAS DE AVALIACAO MOTORA FÍSICA NA EDUCACAO INFANTIL

O desenvolvimento motor é um processo seqüencial, relacionado à idade cronológica, trazido pela interação entre os requisitos das tarefas, a biologia do indivíduo e as condições ambientais, sendo inerente às mudanças sociais, intelectuais e emocionais. Dessa forma, há uma estreita relação entre o que a criança é capaz de aprender (cognitivo) com o que é capaz de realizar (motor).

Inclui tantas habilidades de movimento, frequentemente denominadas habilidades motoras grosseiras, tais como engatinhar, caminhar, correr e andar de bicicleta, quanto habilidades manipulativas, frequentemente denominadas habilidades motoras finas, tais como agarrar ou pegar objetos, segurar um lápis ou enfiar linha em uma agulha.

É na infância, particularmente, no início do processo de escolarização, que ocorre um amplo incremento dessas habilidades motoras, que possibilita à criança um amplo domínio do seu corpo em diferentes atividades.

A importância da Educação Física (Motora) na formação da criança nos aspectos afetivo-social, cognitivo e motor já é consenso entre os educadores e estudiosos. A Educação Física enquanto atividade inserida dentro da Escola já é fato presente desde o início do século XX.

Fase dos Movimentos Fundamentais

Dos 2 aos 7 anos, os movimentos são consequência da fase rudimentar e servirão de base para a fase dos movimentos especializados. Nesta fase as crianças descobrem e exploram ainda mais o corpo e formas de movimento. Também subdivido em três estágios. No primeiro, denominado de Inicial dos 2 aos 3 anos de idade ainda temos movimentos dificultosos, marcado pelo uso restrito ou excessivo do corpo, sem ritmo e pouca coordenação.

O estágio Elementar dos 4 aos 5 anos de idade já envolvem um melhor controle e coordenação corporal, apesar de melhor coordenados ainda temos movimentos restringidos ou exagerados. E por fim o estágio Maduro dos 6 aos 7 anos, onde observa-se movimentos coordenados e controlados com poucas limitações.

FERRAMENTA PARA AVALIAÇAO DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO MOTOR NA EDUCAÇÃO.

Escala de Desenvolvimento Motor EDM (3 aos 10 anos) para avaliação motora.

Manual de Avaliação Motora: ESCALA EDM

Os testes são ferramentas indispensáveis para a vida dos profissionais da área da Saúde e Educação. Para colhermos os benefícios que os testes podem oferecer, precisamos ter em mente este fator essencial. Qualquer ferramenta pode ser um instrumento bem ou mal utilizado. A testagem tem crescido em um ritmo cada vez mais acelerado, e esta atribuído efetivamente nas mais variadas áreas da vida cotidiana. A escala "E.D.M." surge com o propósito sobre tudo, de colocar à disposição de diferentes profissionais um conjunto de instrumentos de diagnóstico, que lhes permitam utilizar um método eficaz para realizar estudos transversais e longitudinais através de provas construídas sobre princípios técnicos, científicos e critérios práticos coerentes.

Objetivos:

Analisar os problemas estabelecidos; diferenciar os diversos tipos de debilidade; suspeitar e inclusive afirmar a presença de dificuldades escolares, perturbações motoras e problemas de conduta; avaliar os progressos da criança, durante seu desenvolvimento evolutivo; identificar os sinais de alerta nos transtornos neura evolutivos; acompanhar a criança em diferentes etapas evolutivas.

Indicação:

Crianças que frequentam Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.

Categorias:

Motricidade Fina / Motricidade Global / Equilíbrio 

Esquema corporal / Organização espacial

Organização temporal / Lateralidade

A seguir você confere 3 dicas de atividades de psicomotricidade para trabalhar com seus alunos:

Ficar sobre um pé

Apoiar-se com apenas um dos pés enquanto o outro fica para trás do corpo. Mas, esse exercício pode ser feito também com o pé apoiado sobre algo estreito.

Esquerda e Direita

Mostre ao aluno qual é a sua direita e a sua esquerda use as mãos dele para identificar as direções. Em seguida faça um teste, peça para ele abrir e fechar sua mão esquerda, depois peça para ele fazer o mesmo com a mão direita. Diga para ele acenar com a mão esquerda e depois com a mão direita. Peça também para ele erguer o braço direito e depois o esquerdo. Faça esse exercício com outras partes do corpo.

Pular corda

Uma das brincadeiras mais tracionais que existe e é super saudável também. Essa atividade estimula a coordenação dos braços e pernas.

É importante destacar que cada indivíduo tem um tempo peculiar para aquisição e desenvolvimento das habilidades motoras. Apesar do relógio biológico ser específico quando se trata da sequência de obtenção de habilidades, os níveis de desenvolvimento são determinados individualmente.

 Se você professor, precisa de mais conteúdos e estratégias para uma avaliação motora física e atividades para desenvolver seus alunos, conheça nossa capacitação on-line sobre PSICOMOTRICIDADE e entenda a importância dessas ferramentas para a aprendizagem e sucesso escolar dos pequenos.

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