NOTÍCIAS

ENSINO HÍBRIDO: CONHEÇA A MAIS ATUAL E PROMISSORA METODOLOGIA DE ENSINO
09/06/2019

ENSINO HÍBRIDO: CONHEÇA A MAIS ATUAL E PROMISSORA METODOLOGIA DE ENSINO

Ensino Híbrido: conheça a mais atual e promissora metodologia de ensino

Estudar em um curso presencial ou dar uma chance para educação a distância? Eis a questão. Agora não é preciso mais sofrer com essa dúvida. Com o ensino híbrido é possível ter o melhor dos dois mundos.

Fato é que a educação está se modernizand. No meio desse processo, os formatos tradicionais e a distância procuram uma maneira de coexistir.

O ensino híbrido é uma consequência dessa transformação.

Com as tecnologias de informação e comunicação cada vez mais rápidas e integradas, a sala de aula e o processo de aprendizado passam por transformações significativas. 

O ensino híbrido é uma das mais promissoras metodologias de aprendizagem do novo milênio. A tecnologia é, sem dúvida, uma das maiores aliadas de professores e de estudantes.

A combinação de experiências e tecnologias digitais tem como objetivo promover uma reorganização do tempo e do espaço da aula, além de redefinir os papéis do professor e do estudante, promovendo maiores autonomia e engajamento, fundamentais para a evolução intelectual e maior aproveitamento de conteúdo.

Dentro desta modalidade híbrida de aprendizado existem alguns modelos de ensino. Veja alguns deles:

Rotação por Estações

É dividido em estações de trabalho, portanto, cada estação tem um objetivo específico. Mas cada um deles está ligado ao objetivo central da aula.

Cada aluno ou grupo de alunos passam por diferentes estações. Depois de um determinado tempo (geralmente pré-estabelecido) eles trocam de estação, de modo que todos os alunos passem por todas as estações.

Laboratório rotacional

Esta modalidade divide a forma de aprendizado em duas. Por exemplo, em uma aula de física o professor divide a classe em dois grupos: um deles vai para a quadra de esportes, para atividade prática, enquanto os outros vão para o laboratório de informática para aprender a teoria.

Rotação individual

Sua base é muito parecida com o modelo de rotação por estações, contudo nesta modalidade cada aluno tem seu roteiro personalizado e não mais um grupo.

A principal diferença entre a rotação individual e a por estações é que no individual o aluno não é obrigado a passar por todas as estações. Na rotação ele passa por aquelas que fazem sentido ao nível de aprendizado dele.

Sala de aula invertida

 

Nesta modalidade híbrida de aprendizagem o aluno estuda o conteúdo antes da aula, de forma com que se prepare para as atividades posteriores. Dessa forma, o aluno traz uma bagagem de conhecimento para a aula e compartilha para o restante da turma.

O ensino tradicional tornou-se obsoleto com o avanço da tecnologia e a transformação digital. Atualmente muitos alunos possuem uma bagagem cultural muito ampla e diversificada, fazendo com que a forma de aprendizagem se torne mais difusa, ou seja, não existe uma única forma de aprender.

 

 

DESTAQUES