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SAIBA O QUE É A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E COMO ELA PODE AJUDAR NA SALA DE AULA
24/04/2019

SAIBA O QUE É A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E COMO ELA PODE AJUDAR NA SALA DE AULA

Olá professor, tudo bem?

Você já ouviu falar em alfabetização científica e funcional? Ou Letramento Cientifico?

Essas diferentes expressões partilham de uma mesma intenção, mas tem pontos de partida diferentes.

O termo Alfabetização Científica (AC) tem cada vez mais alcançado maior repercussão nos ambientes escolares, que vão desde a formação do professor até sua atuação em sala de aula.

E para saber mais sobre os questionamentos de suas classificações e como cada uma delas pode te auxiliar no cotidiano escolar, leia nosso conteúdo na íntegra!

Boa Leitura!

SAIBA O QUE É A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E COMO ELA PODE AJUDAR NA SALA DE AULA

O termo Alfabetização Científica (AC) tem cada vez mais alcançado maior repercussão nos ambientes escolares, que vão desde a formação do professor até sua atuação em sala de aula. Contudo, o rótulo AC abrange um espectro muito amplo de significados.

A alfabetização científica se apoia na compreensão do conceito de alfabetização associada à capacidade de compreensão da ciência e da tecnologia.

Ela deve desenvolver em qualquer pessoa a capacidade de organizar seu pensamento de maneira lógica. Além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica em relação ao mundo que a cerca.

A educação teria de ser, acima de tudo, uma tentativa constante de mudança de atitude.

E com isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma doação ou uma imposição. Mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto, apenas com a colaboração do educador.

Assim a alfabetização vai além do simples domínio psicológico e mecânico das técnicas de ler e escrever.

Implica em uma auto-formação que possa resultar uma postura interferente do homem sobre seu contexto.

Em relação a questionamentos de sua significação, percebe-se que geralmente as respostas fragmentam-se em três grupos: o primeiro aborda aspectos relativos ao interesse dos educandos pelas ciências, o segundo à interação das ciências aos aspectos sociais dos alunos, e o terceiro à compreensão científica da vida em um contexto geral.

E cabe salientar-se que nenhum destes posicionamentos distancia-se daqueles encontrados na literatura, sendo que o termo Alfabetização Científica ainda carece de uma definição mais pontual que norteie sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem.

Alfabetização Cientifica Funcional

Que considera o vocabulário das ciências. Ou seja, termos próprios e específicos das ciências usados por cientistas e técnicos.

Essa dimensão abrange a importância de os estudantes saberem ler e escrever textos em que o vocabulário científico está presente.

E para que serve? O que desenvolve?

De modo prático, a alfabetização científica visa dar ao estudante condições de entender o processo pelo qual os conhecimentos científicos são formulados e validados.

Para tal, é necessário desenvolver no aluno habilidades, verificadas por indicadores tais como: raciocínio lógico, raciocínio proporcional, levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, justificativa, previsão, explicação e argumentação.

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