NOTÍCIAS

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA OS ALUNOS COM TDAH
22/06/2018

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA OS ALUNOS COM TDAH

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA OS ALUNOS COM TDAH

    

Os Alunos com TDAH precisam de várias estratégias diferenciadas para o trabalho em sala de aula, então professor, segue algumas dicas para melhorar o seu trabalho:

 

Nós do Grupo Rhema amamos Compartilhar Conhecimento...

 

Aproveite!!!

 

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA E ATENÇÃO

·         Sempre que o professor der alguma orientação para o aluno, pedir para o mesmo compartilhá-la antes da execução da tarefa.

·         Ofereça sempre feedback após o término da tarefa, ressaltando os pontos positivos dos resultados alcançados.

·         Evite olhar e criticar os erros. O que eles mais precisam é do suporte do professor, da parceria, do engajamento e de adaptações focadas no seu modelo de aprendizagem.

·         Promova atividades sempre de forma diferenciada, despertando o interesse, a motivação e respeitando sempre a individualidade de cada criança.

·         Utilizar nas aulas materiais audiovisuais e diversificados pois isto torna a aprendizagem mais interessante e melhora significativamente a atenção sustentada.

·         As técnicas de trabalhar em duplas, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo, também são interessantes.

·         Realizar uma boa adaptação no ambiente da sala de aula para evitar distrações como: sentar longe de portas, ruas movimentadas, janelas ou outros fatores que o distraem também auxilia neste processo.

  

 ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES METACOGNITIVAS

 

Metacognição é fundamental para facilitar em nossas crianças experiências de aprendizagem duradouras e que venham potencializar o desenvolvimento acadêmico delas. Pois elas auxiliam os alunos a transferir um conhecimento para novos contextos, descobrindo assim estratégias mais eficientes para o desenvolvimento acadêmico.

Por isto é tão importante os professores, pais e profissionais saberem como trabalhar com o desenvolvimento delas.

 

Abaixo algumas dicas para os alunos com TDAH, é só colocar em prática:

 

·         Quando possível utilizar organizador gráfico para ajudá-lo no planejamento de suas atividades.

·         Deixar claro as metas e desenvolver no aluno habilidades para que ele faça sua própria autoavaliação em suas atividades, levando-o a observar a forma de aprendizagem.

·         Incentivar os alunos a fazer anotações durante as aulas, sublinhando, grifando o conteúdo apresentado pelo professor.

·         Ao final do dia, o professor pode realizar pequenos momentos para o feedback do dia ou da aula, levando o aluno a refletir sobre os pontos claros de sua aprendizagem.

·         Registrar as datas de entrega de trabalhos em um calendário.

·         Construir listas de tarefa a fazer.

 

 

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEMPO E PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES

·         Estabelecer um tempo de intervalo entre uma tarefa e outra.

·         Caso o aluno tenha dificuldades para escrever, promover atividades em que ele possa dar respostas orais ou realizar gravações.

·         Respeitar o próprio tempo da criança e se necessário dar tempo extra para que ela termine a tarefa.

·         Promover atividades com o uso de computadores, vídeos ou outras tecnologias estimulando a motivação do aluno.

·         Supervisionar e auxiliar a criança na organização dos seus cadernos, pastas, bolsa.

  

ESTRATÉGIAS DE ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA

Para a Família também é um desafio aprender e auxiliar a criança com TDAH... Por isto estas dicas são importantes...

·         Os pais podem encapar os materiais dos filhos com cores diferentes, com papéis diferentes auxiliando na memorização dos materiais.

·         Os pais devem comprar pastas de plástico para o envio de tarefas para casa, evitando ficar soltos nas bolsas e ocasionando a perda de documentos.

·         Utilizar a agenda como meio de comunicação entre a escola, professor e aluno.

·         Separar um espaço e tempo necessário para as tarefas de casa. Os alunos com TDAH possuem dificuldades em realizar tarefas muito extensas.

·         Paciência e humor devem fazer parte da rotina familiar da criança com TDAH, pois isto minimiza os conflitos.

·         Deve haver respeito e compreensão, a culpa não é da criança. Todos devem compreender sobre o TDAH para que possam vencer diante dos obstáculos.

·         Os pais devem ser objetivos, mantendo limites claros e consistentes facilitando a compreensão das regras.

·         Deve evitar a comparação com os outros filhos. Cada criança possui suas habilidades. A comparação causa competição e prejudica a autoestima.

·         Saiba o que a criança está sentindo, o diálogo é o melhor caminho.

·         Organize um quarto sem muitos estímulos, principalmente o local onde ela vai estudar para melhorar o rendimento da atenção.

        

     Saiba mais sobre o assunto entre e conheça os nossos cursos ON-LINE sobre PSICOFARMACOLOGIA.... Obtenha o conhecimento de identificação, intervenção, métodos e estratégias para estimular e desenvolver o seu pequeno.

      Faça parte do quadro de profissionais capacitados e de sucesso! Solicite por um atendimento personalizado através 43 - 99660-0203. (WhatsApp)

      Clique aqui e conheça mais da Capacitação: https://bit.ly/2KaOxcI

      Grupo Rhema Educação - Compartilhando Conhecimento!!!

DESTAQUES