NOTÍCIAS

ISTO É PERMISSIVIDADE OU FALTA DE LIMITES?
08/06/2018

ISTO É PERMISSIVIDADE OU FALTA DE LIMITES?

ISTO É PERMISSIVIDADE OU FALTA DE LIMITES?

  

Como sabemos existem várias estratégias e metodologias para auxiliar crianças com autismo em seu desenvolvimento. Nenhuma delas pode ser considerada como "única", "ideal" ou a que mais "gera resultados".

Porque em cada criança existe um processo de assimilação e aprendizagem diferenciada, e também devemos levar em conta que cada profissional e família tem uma proposta.

Nos Estados Unidos existe uma proposta diferenciada de trabalho focado na interação denominada ESTILO RESPONSIVO. É uma abordagem com várias metodologias focado ao estilo de vida de seus praticantes, quando os mesmos internalizam e vivenciam seus princípios.

A Abordagem Responsiva consiste em estar atento a todas as formas de comunicação da pessoa com autismo: gestuais, visuais, verbais e corporais, de uma maneira que, após observar a intenção comunicativa da pessoa, possa sempre que possível, seguir os seus interesses, permitindo que ela conduza a uma interação. Assim, a criança com autismo desenvolve habilidades de iniciativa social espontânea, contato visual maior, desenvolvendo estratégias comunicativas por diferentes vias, pró-atividade e autoconfiança, construindo um vínculo de confiança com seu interlocutor.

E isto não tem nada a ver com permissividade e falta de limites, mas sim uma visão que investe na qualidade do limite e não na quantidade do mesmo.

Pois não desenvolve habilidade alguma à uma criança com autismo, o fato de alguém ficar do lado dela dizendo tudo o que ela precisa fazer, como fazer, onde fazer, o que não deve fazer, como se ela fosse uma mera reprodutora do processo de aprendizagem.

Acreditamos que o estilo responsivo de interação desenvolverá maiores potencialidades nas áreas sociais da criança que são tão importantes para que ela possa adquirir qualquer aprendizado na vida.

Lembrando que teremos nosso III SIMPÓSIO DE AUTISMO dia 16 de junho em Arapongas-PR.

Falaremos sobre: ABORDAGEM RESPONSIVA, METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE APOIO PARA O TEA NO CONTEXTO ESCOLAR.

·    Para realizar a sua inscrição, clique aqui: https://goo.gl/eUP7X4

·    Para se cadastrar e receber conteúdos exclusivos sobre o tema, clique aqui: https://goo.gl/pRTRkN

 

·   Ou envie um Whatsapp para: (43) 99660-0220 para um atendimento personalizado com um de nossos consultores.

DESTAQUES