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PAIS E PROFESSORES JUNTOS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
23/02/2018

PAIS E PROFESSORES JUNTOS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Olá pais e professores,

OS PAIS DEVEM ESTAR INTEIRAMENTE EM SINTONIA COM A ESCOLA?

Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar dos educandos, por outro os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes.

Família e escola na verdade devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento.

Agindo em parceria, desenvolvendo ações sinérgicas que sejam verdadeiramente capazes de melhorar o rendimento dos estudantes.

Veja a seguir algumas sugestões para que os pais possam acompanhar sobre a educação de seus filhos, segundo MEC.

Texto inspiração: Portal MEC

 

ASPECTOS QUE OS FAMILIARES PODEM VERIFICAR DIRETAMENTE NA CRECHE OU NA PRÉ-ESCOLA?    A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação? ?    O alvará sanitário está afixado em lugar visível? ?    A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento? ?    Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias? ?    Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano? ?    Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano? ?    A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário? ?    Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno? ?    As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério? ?    Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de: ?    6 a 8 crianças de 0 a 2 anos? ?    15 crianças de 3 anos? ?    20 crianças de 4 até 6 anos? ?    As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação? ?    O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos? ?    A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes? ?    A instituição tem procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes? 2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil

?    Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários. ?    Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos. ?    Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia. ?    Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:  ?    que músicas cantou ou ouviu; ?    quais brincadeiras aconteceram; ?    que pinturas, desenhos, esculturas ela fez; ?    qual livro a professora leu; ?    que história a professora contou; ?    o que ela está aprendendo, entre outras. 3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil

?    Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro). ?    Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional. ?    Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma. ?    Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

 

PAIS PARTICIPATIVOS GERAM MELHORES RESULTADOS DO QUE PAIS AUSENTES

Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem amados e apoiados.

O pai que procura saber sobre a relação dos filhos com os professores, comportamento em sala de aula, notas e dificuldades nas matérias, sobre tudo relacionado ao rendimento escolar do filho, normalmente está disposto a ajudar o professor a vencer os desafios em sala de aula, adotando medidas complementares em casa.

Isso, inevitavelmente, promove uma melhora na performance do aluno!

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