NOTÍCIAS

O AMBIENTE LIGADO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
10/01/2018

O AMBIENTE LIGADO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

O AMBIENTE LIGADO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

 

Como bem sabemos a educação é uma arte em construção constante. Construída por degraus desde o ventre, nascimento e crescimento da criança.

Cada passo e fase vivida pela criança é de extrema importância para sua formação individual. Os ambientes que ela é inserida e os contatos que ela tem constituem de forma ampla sua personalidade, desenvolvimento e percepções de mundo.

Os estímulos de aprendizagem são importantíssimos, pois através dele a criança pode se descobrir e descobrir o meio que a cerca.

Essa relação entre indivíduo e meio através de estímulos para a aprendizagem está inteiramente relacionada a neurociência. É fundamental que nos anos iniciais os pais estejam empenhados em despertar a inteligência individual da criança, aumentando sua motivação e o levando a descobertas.

 

A IMPORTANCIA DO AMBIENTE PARA A CRIANÇA

A organização do espaço deve ser altamente pensada como um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, ou seja, um local em que ela possa brincar, explorar, criar e assim desenvolver suas habilidades e independências.

??Diferentes ambientes se constituem dentro de um mesmo espaço.??

Tanto em seu ambiente familiar quanto na escola, o professor e educador também devem buscar propiciar desafios motores e cognitivos que farão com que a criança desenvolva suas potencialidades e ative maiores áreas cerebrais, para que seu crescimento intelectual seja maior e mais dinâmico. Galardini e Giovannini defendem a ideia:

[...] A qualidade e a organização do espaço e do tempo dentro do cenário educacional podem estimular a investigação, incentivar o desenvolvimento das capacidades de cada criança, ajudar a manter a concentração, fazê-la sentir-se parte integrante do ambiente e dar-lhe uma sensação de bem-estar.  (p. 118) 2002.

Diante disto, reconhecendo que a criança é fortemente marcada pelo meio social em que cresce e se desenvolve e também deixa suas marcas neste meio, o educador deve se colocar como uma figura de extrema importância neste processo de desenvolvimento.

Não só ao ensinar, mas em todo o percurso de contato com o indivíduo, fazer com que as interações sejam fontes de estímulos educacionais. Pensando nos espaços que assegurem diferentes formas de brincar, e possibilite que esta brincadeira seja feita de forma que gere experiências, e seja um elemento fundamental para o desenvolvimento das potencialidades e habilidades da criança.

 

 

DESTAQUES