NOTÍCIAS

4 DICAS PARA ELABORAR UM PLANO PEDAGÓGICO INOVADOR EM 2018!
15/12/2017

4 DICAS PARA ELABORAR UM PLANO PEDAGÓGICO INOVADOR EM 2018!

4 DICAS PARA ELABORAR UM PLANO PEDAGÓGICO INOVADOR EM 2018.

 

Mais um ano a se iniciar e assim como no pessoal formulamos planos e metas, a vida profissional também deve ser bem planejada.

Um bom plano pedagógico oferece aos pais e alunos muito mais confiança e maior desempenho.

Por isso, desenvolvemos 4 dicas para você professor, elaborar um plano pedagógico eficiente para 2018. Um bom plano pedagógico é aquele que leva a criança a aprender como aprender, ou seja, em que a própria criança irá construir o seu conhecimento.

Confira então o que preparamos para você:

 

1- INCLUIR ATIVIDADES LÚDICAS RELACIONADAS A TEMAS DO DIA A DIA:

Leia uma história ou passe um filme sobre alimentação, como Ratatoille (Walt Disney), por exemplo, assim a criança pode se ambientar com a cozinha e aprender a importância da limpeza dos alimentos.

Isso vai despertar um interesse nos pequenos para assumir um papel de ??cozinheiro??, aprendendo aspectos que serão úteis no dia a dia e noções de responsabilidade. Para alunos mais velho, pode incluir com uma supervisão a execução de salada de frutas por exemplo.

 

2- ADOTAR AMBIENTES DIFERENTES PARA AS AULAS:

Hoje, desde o início as crianças estão muito inseridas no ambiente tecnológico, como televisão, computador, tablete e smartfones. Apesar da tecnologia ser muito benéfica aplicada corretamente na educação, uma exposição ao ar livre fará muito bem para o desenvolvimento desta nova geração.

É um plano inovador e importante para as escolas, adotar sim as novas tecnologias, como laboratórios de informática, mas também extremamente importante estimular atividades ao ar livre, o contato com o ambiente externo e natureza.

 

3- EXERCÍCIOS INDIVIDUAIS E EM GRUPO:

Outra perspectiva de um plano pedagógico inovador é a dosagem entre exercícios individuais e em grupo. Para a pedagoga, é importante que a criança seja estimulada a enfrentar desafios individuais. Já em outros momentos, são recomendadas as atividades que levem à socialização, ao diálogo e à colaboração entre os alunos.

 

4- INCENTIVAR O AUTOCONHECIMENTO E CONSTRUÇÃO DE VALORES:

Uma diretriz que muitas escolas estão adotando é desenvolver atividades para a construção de valores éticos. Dessa forma, a escola assume a postura de trabalhar não apenas para a formação acadêmica dos alunos, mas também assume o seu papel social de contribuir para que as crianças reflitam sobre o mundo em que vivem.

Nessa perspectiva, são recomendadas as dinâmicas de grupo, para que cada uma delas se confronte com problemas e contribua com soluções.É preciso levar em consideração que cada pessoa carrega consigo um contexto histórico e familiar, uma condição socioeconômica. 

Então, torna-se fundamental que os professores tenham maturidade e jogo de cintura para trabalhar com o confronto de realidades das crianças.

 

 

 

 

 

DESTAQUES