NOTÍCIAS

QUANDO A CRIANÇA NÃO SE CONCENTRA NAS ATIVIDADES...O QUE FAZER?
23/11/2017

QUANDO A CRIANÇA NÃO SE CONCENTRA NAS ATIVIDADES...O QUE FAZER?

Antes de mais nada, é preciso entender que a concentração das crianças é muito curta. Crianças pequenas não conseguem se concentrar por muito tempo, e isso é natural.

Se você quiser melhorar a atenção da criança durante as atividades, eu dou a seguinte dica: antes de começar as atividades de linguagem, convide seu filho para a prática de alguma atividade física.

Trata-se de algo fundamental, porque ao longo das atividades físicas as crianças vão aprender a coordenar o próprio corpo, seus movimentos, tendo assim um controle maior durante os jogos de linguagem.

Para evitar a agitação depois da atividade física, você deve praticar a lição do silêncio, a qual trata-se de um exercício Montessoriano, onde a criança pratica o silêncio em um ambiente calmo e com penumbra aos comandos em voz baixa de um adulto.

Com essa atividade, a criança vai aprender a controlar de forma consciente os próprios movimentos. Faça isso e observe se seu filho vai melhorar o comportamento e a concentração durante a atividade.

Procure, também, estimular a memória de curto prazo. Muitas vezes as crianças não se concentram porque a informação chega e sai muito rapidamente. A criança acaba sem entender o que a mãe, o pai ou o professor estão dizendo.

Existe ainda outra questão. Crianças que ficam muito tempo diante de computador, televisão têm uma certa dificuldade em se concentrar, então é importante observar esse ponto. Se seu filho fica muito tempo com o tablet ou assistindo à televisão, tente limitar o acesso.

Obviamente não podemos aqui esgotar o assunto. A concentração infantil e as técnicas para melhorá-la ainda são assuntos a serem debatidos. Procuramos, de fato, indicar formas e técnicas para auxiliar de modo prático na melhora da concentração, o que não significa encerrar a discussão sobre o tema.

Não esqueça estas três dicas:

1.   Atividade física

2.   Lição do silêncio 

3.   Redução de exposição a monitores.

Texto: Blog COMO EDUCAR SEUS FILHOS

DESTAQUES