NOTÍCIAS

8 ATIVIDADES QUE AJUDAM O SEU FILHO A DESENVOLVER A ESCRITA
10/11/2017

8 ATIVIDADES QUE AJUDAM O SEU FILHO A DESENVOLVER A ESCRITA

8 ATIVIDADES QUE AJUDAM O SEU FILHO A DESENVOLVER A ESCRITA

A aquisição da escrita é posterior à aquisição da linguagem e posterior a um nível específico de maturidade motora humana.

Aprender a escrever envolve vários conceitos e competências que a criança vai amadurecendo à medida que cresce e as exercita: a lateralidade (saber distinguir a direita da esquerda e noção espacial), a motricidade fina (capacidade de manipular um lápis, por exemplo), a aprendizagem dos códigos alfabético e numérico, entre outros.

Assim, e antes de sistematizar a escrita ?no papel?, diversas outras atividades que envolvem o corpo devem estar bem desenvolvidas, pois tudo o que sentimos através do nosso corpo, torna-se mais significativo.

       ATIVIDADES QUE AJUDAM O SEU FILHO A DESENVOLVER A ESCRITA:

 1. ATIVIDADES COM UM BALÃO

Tentar manter o balão no ar, somente batendo nele com a mão direita e, depois, somente com a mão esquerda.

  2. BRINCAR COMO UM ROBÔ

A criança é o robô, e seu parceiro é o guia. Auxiliados pelo adulto, combinam sinais de movimentação do robô. Por exemplo, se o guia tocar o lado esquerdo da cabeça do robô, este vira-se para a esquerda; se tocar o lado direito, vira à direita; se tocar no alto da cabeça, o robô baixasse, e assim por diante.

Algum tempo depois, invertem-se os papéis, sendo que o guia vira robô, e o robô vira guia. Depois disso, a brincadeira é feita com deslocamentos. As duplas combinam os sinais de movimentação. Por exemplo, um toque na parte de trás da cabeça é sinal para o robô andar para a frente; um toque nos ombros é sinal para que pare.

 3. BRINCAR AO ESPELHO

Inicialmente cada criança faz as atividades sozinha, ou seja, o adulto diz: mostrar a mão direta, colocar o pé esquerdo ao lado da cadeira, colocar a mão esquerda no olho esquerdo, encostar o cotovelo direito no joelho direito, e ir dizendo várias situações.

Para brincar ao espelho, cada criança fica de frente para outra criança ou adulto e deverá seguir as instruções dadas, porém localizando as áreas no outro.

 4. QUE LETRA É ESTA?

Nas costas da criança o adulto faz com o dedo uma letra e a criança deve dizer qual é.

 5. CAMINHAR SOBRE AS LETRAS

No chão fazer o traçado de letras ou palavras. A criança deve caminhar sobre as letras, seguindo a ordem do traçado.

 6. ESCRITA COM ÁGUA

A criança pode molhar o dedo na água e ir ao quadro passar o dedo sobre o traçado das palavras.

 7. ESCRITA NA AREIA

No chão, escrever com o dedo, ou palito do gelado, o traçado de palavras.

 8. MODELAGEM DE PALAVRAS

Usando argila ou massa de modelar, escrever palavras modelando letra por letra.

 

Texto via www.maemequer.pt

DESTAQUES