NOTÍCIAS

PÓS-GRADUAÇÃO É CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL!
01/09/2017

PÓS-GRADUAÇÃO É CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL!

PÓS-GRADUAÇÃO É CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL!

 ?Pagar uma pós-graduação não é o mesmo que pagar um carro?, começa Márcio Souza, coach de orientação profissional. Ou seja, não se trata de um bem tangível: é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, que exige uma série de outras reflexões.

?Não recomendo que ninguém faça um curso porque acha que vai resultar em emprego?, continua Márcio. ?É seu envolvimento com os estudos que determina seu aprendizado. As certificações são um caminho para melhorar, e às vezes as pessoas invertem as coisas. ?

Afinal, há cursos no Brasil que chegam a custar mais de R$ 100 mil ? e de nada adianta, dizem recrutadores, fazê-lo na esperança de encontrar um caminho mais tranquilo depois do selo. Diante desses fatores, a pergunta é válida: qual é o impacto de uma pós-graduação na carreira?

?Tudo é analisado dentro de um contexto mais amplo, em que o recrutador procura diferentes elementos da formação pessoal e profissional daquele indivíduo?, diz Renato Furtado, cofundador da empresa de serviços de recrutamento Demandolx Furtado. ?Isoladamente, nada disso é muito relevante. ?

Com as exigências ainda maiores e a alta competitividade no mercado de trabalho, as empresas e instituições tendem a valorizar os profissionais bem preparados e que atendam aos pré-requisitos de vagas de emprego, cada vez mais disputados.

Diante deste cenário, dispor de um currículo que contemple uma boa especialização tem sido um importante aliado para alcançar melhores vagas e maior remuneração. Estudos mostram a importância da continuidade de aprimoramento profissional, mesmo depois de uma formação em curso superior.

Uma boa opção para isso são os cursos de pós-graduação (lato sensu), que desenvolvem competências e habilidades específicas, focados no mercado e, especialmente, no interesse de cada profissional.

O ano de 2016 foi marcado por crises e desafios financeiros significativos no Brasil. Entretanto, 2017 tem demonstrado disposição para uma pronta-recuperação, a exemplo dos mercados que envolvem as áreas agropecuária, farmacêutica, sustentabilidade, gestão, dentre outras.

Visão de carreira é ponto chave

Consenso entre especialistas é que, para ter impacto real na carreira, é preciso ter onde aplicar os novos conhecimentos na prática ? e por isso a escolha da pós-graduação certa é crucial.

Não adianta basear-se apenas no prestígio da instituição e esperar que um selo magicamente abra portas.

Do ponto de vista de preparação para a carreira, um curso de pós como um certificado acaba abrindo o leque do profissional para que faça mais coisas do que normalmente faz, e desta maneira tornando o profissional mais versátil e com conhecimentos mais amplos, fazendo está a diferença em sua carreira!

Fonte: www.napratica.org.br

DESTAQUES