NOTÍCIAS

Qual destes é o seu estilo de aprendizagem? É bom saber
19/07/2017

Qual destes é o seu estilo de aprendizagem? É bom saber

Qual destes é o seu estilo de aprendizagem? É bom saber

Descubra quais perfis se parecem mais com você

 

Em 2020, um terço das competências que hoje consideramos essenciais será substituída por outras. Essa notícia, um pouco assustadora, foi divulgada em um relatório feito pela consultoria global Manpower Group com 18?000 empresas de 43 países e com dados do Fórum Econômico Mundial, cujo objetivo era mapear os grandes desafios das companhias no curto prazo.

Para os entrevistados, os avanços tecnológicos tendem a ser cada vez mais rápidos e significativos, mudando todos os dias o perfil das profissões e as demandas de mercado. O resultado dessa tendência é que, para lidar com um cenário tão complexo, algo será essencial: a capacidade de aprender.

Essa parece ser uma das únicas certezas num mundo de incertezas. A habilidade é o que vai ajudar os profissionais a assimilar, continuamente, as novas necessidades que surgirão numa velocidade espetacular nos próximos anos.

Por isso, ela é considerada uma metacompetência, ou seja, uma aptidão que ajuda em todas as outras que você quer desenvolver.

?Para manter a empregabilidade, o profissional precisará ter um olhar holístico em relação às suas capacidades?, diz Márcia Almstrom, diretora de recursos humanos da Manpower Group no Brasil, em São Paulo.

A consultoria Manpower Group desenvolveu nove perfis de aprendizagem. Confira-os abaixo:

REALIZADOR

Prático, você geralmente confia em sua própria experiência e bom senso para resolver os problemas. Prefere aprender coisas novas somente quando há um propósito claro. Esse estilo de aprendizagem o torna confiável e com embasamento, mas é importante tentar explorar novos territórios em alguns momentos ? você poderá descobrir interesses e talento em áreas ainda desconhecidas.

ESTUDIOSO

Intelectualmente interessado, busca constantemente adquirir novos conhecimentos, não importa a praticidade. Provavelmente, você se interessa por uma ampla gama de assuntos e é atraído por hobbies culturais. só tome cuidado para não negligenciar suas habilidades práticas ao explorar apenas conteúdos e conceitos que são mais fascinantes para você.

PENSADOR

Você é orientado a adquirir novas competências, que sejam práticas. Na maior parte do tempo, norteia seu aprendizado para temas e assuntos específicos, embora alguns assuntos favoritos possam ser considerados, independentemente de sua utilidade. Explore ao máximo as áreas de maior interesse e considere a hipótese de expandi-las para ampliar ainda mais seus horizontes.

ORIGINAL

Tem propensão a questionar o padrão estabelecido, com uma postura determinada e original. interessa-se por novas tendências, mas somente se puder desenvolvê-las e melhorá-las. Seu estilo de aprendizagem tem chance de torná-lo um pioneiro, mas considere a importância da contribuição coletiva e do trabalho em equipe como fonte de novos conhecimentos.

INOVADOR

Diante de novas ideias e tendências, você costuma observar primeiro como os outros estão lidando com aquele novo contexto antes de adotar a novidade. Isso faz com que você só a considere viável quando a eficácia é validada. Esse estilo explora as mudanças e as tendências, mas de forma cautelosa para ter mais agilidade, procure adotar uma postura proativa.

TRADICIONAL

Usualmente, você segue os padrões correntes, valoriza a interação com o grupo, considera irrelevantes novas tendências e prefere uma abordagem direta e prática ao trabalhar com outras pessoas. Isso favorece o trabalho em equipe, mas não tenha receio em ousar de vez em quando ? arriscar pode diferenciá-lo dos demais e ajudá-lo a se destacar.

AUDACIOSO

Adora novas experiências e conhecer pessoas. Seu perfil adapta-se a situações incomuns e entedia-se rapidamente com coisas previsíveis. Para você, planos são limitantes ? você prefere arregaçar as mangas e descobrir na prática como as coisas funcionam. Procure avaliar o cenário antes de agir, identificando no grupo perfis mais cautelosos do que o seu.

EXPLORADOR

Conhecer pessoas e experimentar coisas novas fazem parte de seu perfil ? mas não o tempo todo. Embora você fique entediado com a rotina, um local de trabalho desestruturado pode deixá-lo frustrado. Diante de novas experiências seu otimismo é moderado, e esse equilíbrio lhe é favorável. Seu desafio é não se acomodar ao conhecido e rotineiro e ampliar as oportunidades de aprendizagem.

PLANEJADOR

Você se sente mais à vontade com seus conhecidos, com ambientes familiares e gosta de planejar tudo com antecedência. ?Em time que está ganhando não se mexe? resume seu modo de viver. É uma estratégia sólida, embora possa limitar suas oportunidades. Abra sua mente ao inesperado para ampliar as oportunidades de aprendizagem.

 

Matéria publicada pela Revista Exame: exame.abril.com.br/carreira

DESTAQUES